O Instituto PCI está sendo criado em Mato Grosso

O Instituto PCI é o instrumento que permitirá a implementação da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir do Estado de Mato Grosso, em colaboração com o governo do Estado, responsável pela coordenação geral da Estratégia.
Entre outros, será responsável pela articulação entre os múltiplos atores conectados com as finalidades da Estratégia PCI, por fomentar e recomendar políticas públicas, captar recursos financeiros e investimentos e implementar programas e projetos, e desenvolver padrões, indicadores e procedimentos de gestão, geração e produção sustentável de ativos ambientais, além de gerar transparência, rastreabilidade e compliance.
Sua criação foi considerada uma prioridade pelos atores envolvidos na implementação da Estratégia PCI. O novo governo de Mato Grosso reconheceu sua importância para o desenvolvimento sustentável do Estado, regulamentando a parceria através do Decreto nr. 46 de 27 de fevereiro de 2019.
A reunião que deu início aos trabalhos de criação do Instituto PCI foi realizada no último dia 15 de março, no Palácio Paiaguás, e reuniu representantes do governo do Estado de Mato Grosso, do setor produtivo, empresas privadas e da sociedade civil.
Participaram da reunião, pela administração pública, a Casa Civil (coordenação geral), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC (eixo Produzir), Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA (eixo Conservar), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar -SEAF (eixo Incluir), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG (planejamento), além do Diretor Executivo da Estratégia, Fernando Sampaio.
Serão entidades fundadoras do Instituto PCI:
Agroicone
Amaggi
Instituto Centro de Vida – ICV
Iniciativa para o Comércio Sustentável – IDH
Marfrig
Earth Innovation Institute
EcoArts
União Nacional do Etanol de Milho – UNEM

Maristela Martins, representante da organização não governamental EcoArts assume a presidência do Instituto até a primeira Assembleia.
Também participaram da reunião representantes da Assessoria Internacional do governo de Mato Grosso, a coordenadora do Programa REDD Early Movers de Mato Grosso e a Coordenadoria de REDD e Mudanças Climáticas vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, assim como representantes da Federação da Agricultura de Mato Grosso – FAMATO e da empresa JBS.
Membros do Comitê Estadual da Estratégia PCI e novos associados serão convidados a integrarem-se à estrutura de governança do Instituto.
A Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir, apresentada pelo Governo do Estado de Mato Grosso na COP 21, em Paris na França no ano de 2015, constitui instrumento de planejamento do Estado de Mato Grosso, tendo por objetivo a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais.
O Instituto PCI incorpora em caráter orientativo o conjunto de metas da Estratégia PCI, que deverão ser reavaliadas a cada 5 anos (a partir de 2015) sempre com o objetivo de se manter uma alta ambição nos impactos positivos desejados no território.

IMG-20190315-WA0075

IMG-20190315-WA0076

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s